Ultimamente no meio industrial do termoplástico, muito se tem falado a respeito de RETROFIT de CLP’s de Máquinas Injetoras de Termoplásticos, mas antes de irmos direto ao assunto, temos de definir algumas coisas:
A sigla CLP é uma marca registrada da Rockwell Automation – um grande fabricante de CLP’s Industriais – e, quer dizer Controlador Lógico Programável. Trata-se de um componente essencial

Figura 1 – CLP Antigo / Eletromecânico
quando falamos de controles de processos, sejam eles industriais, médico-hospitalares, domóticos, entre outros, nos quais o desenvolvedor possibilita ao usuário final o acesso às variáveis de controle de um processo, de modo que este opere tais parâmetros de controle do processo.
Na indústria a sua utilização teve início por volta de 1960, nos EUA, em decorrência de dificuldades de atualizações de programações dos processos industriais nas linhas de montagens da GENERAL MOTORS, quando fazia-se necessária a atualização da linha de montagem para um novo produto e, de lá para cá, sua utilização se dá em larga escala pela indústria em geral.
O que é RETROFIT de CLP em Máquina Injetora de Plástico?

Figura 2 – CLP Obsoleto / Deteriorado
O termo RETROFIT, na engenharia elétrica, refere-se a modernização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos de uma máquina ou de um processo industrial considerados obsoletos, tendo como objetivo a substituição de todo o sistema eletrônico da máquina industrial (desde que esta apresente um bom estado de conservação das partes mecânicas, hidráulicas e pneumáticas) por um CLP construído com tecnologia atual capaz de gerenciar todo o processo industrial da máquina em questão e, ainda, proporcionar por meio do novo sistema diversas atualizações de tecnologias e integrações junto a outros sistemas atuais, sejam eles computacionais ou outros hardwares/CLP’s.

Figura 3 – CLP Retrofitado
Quando falamos de máquinas Injetoras de Plásticos não tem sido diferente e, ultimamente, muito se tem escutado a respeito da substituição de CLP desses equipamentos eletroeletrônicos tão difundidos nas indústrias do setor de transformação do plástico.
Mas a questão é a seguinte:
Vale a pena investir na aquisição de um novo CLP e em todos os custos envolvidos na substituição do comando eletrônico de uma máquina injetora de plástico?
Para responder a esta pergunta tão importante, temos de pensar em algumas situações que nos darão uma base fundamentada em dados para maior assertividade nesta tomada de decisão a fim de colher o benefício, ou seja, o ROI – Retorno sobre o investimento -, que tal mudança poderá gerar em sua máquina e/ou processo industrial. Vamos a questões:
- O CLP Original da Máquina Injetora está obsoleto?
No momento de concepção do projeto de uma máquina Injetora de Plástico são gerados diversos requisitos, sejam eles mecânicos, hidráulicos, pneumáticos, elétricos e eletroeletrônicos e, é exatamente neste momento que são definidas as características que deverão ser atendidas por um modelo de CLP, seja um CLP de mercado de um determinado fabricante ou, seja este CLP desenvolvido pelo próprio fabricante da Máquina Injetora de Plástico, como foram em alguns casos da Sandretto em projetos, como:
- SANDRETTO com CLP SEF90: Séries SETTE e OTTO;
- SANDRETTO com CLP SEF100: Séries OTTO AT, Séries MEGA T, H, NH TEF;
- SANDRETTO SEF60 2 LINHAS e SESA GRAPHICS.
Logo, se o CLP Original da Máquina Injetora foi desenhado ou escolhido mediante ao atendimento de diversas características, caso este, o CLP Original, não tenha a descontinuidade em seu processo de fabricação e/ou de reposição de peças pelo Fabricante e/ou por Assistência Técnica Especializada, sugere-se a manutenção do CLP Original em máquina, pois assim serão garantidas todas as regras de funcionamento da máquina e o seu processo industrial não será afetado por má eficiência, como por exemplo: Refugos de peças devido a falhas de repetibilidade da Máquina Injetora ou devido a falhas na injeção de material no molde para obtenção do produto.
- Há Assistência Técnica especializada no reparo do CLP Original da Maquina Injetora?
Você possui um Parceiro de Manutenção Eletroeletrônica para o CLP Original de suas Máquinas Injetoras, e com isso são garantidas a qualidade e a originalidade de funcionamento de sua Máquina Injetora, indicamos a manutenção desse CLP desde que os custos de manutenção não sobrepujem os 35,0% do valor total da aquisição de um Retrofit de CLP em sua Injetora.
- Qual é o OEE individual da máquina, tendo em vista as paradas por falhas no CLP Original da Máquina Injetora?
O que não se mede, não pode ser comparado! Logo, é de suma importância saber qual é o índice de Eficiência Geral do Equipamento(OEE) com base nas falhas eletroeletrônicas atreladas ao CLP da máquina objeto de estudo a fim de se optar ou não por um Retrofit de CLP em sua Máquina Injetora. Pois só assim teremos dados confiáveis em mãos para maior assertividade nesta importante decisão que envolverá algumas dezenas ou até centenas de milhares de reais. Portanto, antes de qualquer decisão, tenha em mãos dados fiéis a respeito do seu processo!
Em suma, com uma boa equipe de manutenção interna a fim de efetuar filtros e identificação de problemas decorrentes de falhas em CLP’s mantendo esses dados armazenados e acessíveis, estabelecendo parceria com uma boa estrutura de Assistência Técnica externa especializada na manutenção e reparos de CLP’s Multimarcas e de posse de dados fiéis de medição do processo industrial ou de uma máquina em questão é possível avaliarmos qual a melhor decisão com relação a manutenção ou a substituição do CLP de uma Máquina Injetora. Mas em caso contrário, os “chutes” e “achismos”, via de regra, custam um valor muito alto às empresas, pois além de perdas em decorrência de falhas oriundas de um processo mal-controlado, há também o custo de parada de máquina a fim de correção de parâmetros e acertos de processos. Uma vez com um CLP não adequado instalado em decorrência de um Retrofit, simplesmente poderá ocorrer de nunca mais se obter respostas com a mesma repetibilidade e precisão antes obtidas com o CLP Original da Máquina Injetora.
Deixar Um Comentário